sexta-feira, 19 de agosto de 2011

17 de junho aprovação da carta ao Governador

Em 17 de junho de 2011, a comunidade da Vila Cristina aprovou a carta a ser enviada ao Governasador. O responsável a entregar a carta é o prof. José Lourenço Junior, representante do CIESP, convidado pela Orica para a reunião. A comunidade assinou abaixo-assinado, conforme modelo abaixo.

Lorena, 17 de junho de 2011.
Exmo. Sr. Governador
Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho

Em primeiro lugar, nos sentimos honrados em falar com o senhor, um homem do Vale do Paraíba, nosso Governador! Porém, é com preocupação, que nos dirigimos a Vossa Exma., para apresentar algumas situações indesejáveis para o nosso município.
Para isto, precisamos nos apresentar e falar do trabalho que estamos realizando desde janeiro de 2010.
Somos jovens moradores do bairro da Vila Cristina e Porto do Meira - área rural, no município de Lorena, que nos últimos quatro anos participaram do projeto de Educação Ambiental realizado pelo Instituto Oikos de Agroecologia, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Lorena, na EM Pe. João Renaudin de Ranville.
Em 2010, a proposta era trabalhar o tema “ Ética e Cidadania”, onde tivemos que levantar os problemas do bairro onde está localizada a escola, e buscar soluções, junto à comunidade. A partir de então, organizamos reuniões (três no total, incluindo-se um dia de revitalização do bairro) , havendo a participação de alunos e professores, moradores, pais de alunos, Associação Promocional da Vila Cristina (Aprovic), Capela Sagrado Coração de Jesus e de Maria, Oratório Dom Bosco, Associação de Produtores Rurais da Bacia Hidrográfica do Ribeirão dos Macacos- APRIM, Empresa Orica, Instituto Oikos de Agroecologia, Pro- Life Reciclagem , Floresta Nacional de Lorena- FlONA e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade- ICMBio/MMA, Associação de Amigos do Centro ( AMICE), Sabesp e a Prefeitura Municipal de Lorena ( Secretarias Municipais de Educação, Planejamento,Trânsito, Agricultura e Meio Ambiente).
Os problemas levantados e considerados mais graves foram:
1. A ponte de acesso à USP, que caiu há três anos com as chuvas, e ainda não foi reconstruída e foi notícia no CQC no mês de abril de 2011.
2. Péssimas condições da estrada estadual que liga as empresas Orica e RJC e Agemix até a BR 459 ( Lorena- Itajubá)
3. Péssimas condições da estrada (Av. Tiradentes) de acesso à escola e a falta de acostamento no mesmo trecho, trazendo insegurança e risco de morte para os moradores e principalmente para crianças da escola, que passam por ali todos os dias. Lembrando que este trecho é o único caminho para os moradores rurais e para a Empresa Orica.
4. A falta de sinalização
5. O lixo no terreno baldio
6. A necessidade de ciclovia
7. A construção de uma Área de Lazer
O que parecia ser mais difícil, o cercamento do terreno, a implantação da coleta de recicláveis na escola e a doação do terreno pela Empresa Orica para a construção da Área de Lazer, conseguimos resolver. Os demais problemas, estamos conversando com a Prefeitura Municipal.
Um dos problemas mais urgentes e graves diz respeito à estrada estadual que liga as empresas Orica, RJC e Agemix até a BR 459 ( Lorena- Itajubá), no qual queremos acrescentar que ela é utilizada principalmente para o transporte de explosivos, trazendo riscos de morte para os moradores e principalmente alunos, já que a escola está localizada no meio do percurso, conforme relatório da Empresa Orica em anexo.
Anteriormente, essas empresas utilizavam a outra estrada municipal do bairro, de acesso a estrada 459 (Lorena- Itajubá) e a Universidade USP, na qual está com a ponte quebrada.
Gostaríamos de solicitar que o senhor nos ajudasse na pavimentação desta estrada estadual, bem como na construção da ponte.
Informamos ainda que, no nosso blog http://renaudineduca.blogspot.com/, o senhor encontrará mais informações a respeito do programa de Educação Ambiental.
Nos dias 28 e 29 de abril, participamos do I Seminário de Sustentabilidade do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira que nos levou a refletir sobre a situação do nosso Vale, que está crescendo, mas de forma irregular e desorganizada, havendo a necessidade de um planejamento por parte das prefeituras, do proprietários, cidadãos e Governo. Neste sentido, pedimos uma atenção especial para o nosso Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, a fim de integrar o homem, o desenvolvimento de tecnologias e o ambiente.
Sem mais para o momento, nos despedimos e agradecemos toda a sua atenção e disponibilidade, esperando contar com a sua colaboração.
Atenciosamente,



Maria Júlia da Silva Marcos
Wesley Luiz da Silva Vieira
( Jovens Guardiões da Vila Cristina)

Assinam também o ofício para o Exmo. Governador Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho, em que trata dos problemas da Vila Cristina, município de Lorena, especificamente sobre a estrada estadual que liga a Empresa Oríca até a BR 459 ( Lorena- Itajubá):
NOME INSTITUIÇÃO TÍTULO DE ELEITOR















































































































































PONTE DE ACESSO
À ESTRADA 459 (Lorena- Itajubá)
e UNIVERSIDADE – USP

PONTE QUEBRADA DESDE 2008.

A COMUNIDADE UTILIZA A PONTE DE MADEIRA.














ESTRADA ESTADUAL QUE LIGA ORICA à ESTADA 459 ( Lorena – Itajubá)

ESTÁ EM PÉSSIMAS CONDIÇÕES.
POR ELA PASSAM CAMINHÕES CARREGADOS DE EXPLOSIVOS.
A BASE DA PONTE DO RIBEIRÃO DOS MACACOS, NO CAMINHO DA ESTRADA, ESTÁ TRINCADA. PARECE QUE A ÁRVORE ESTÁ SEGURANDO A PONTE!












ACOSTAMENTO DA AV. TIRADENTES

ACESSO À EM. PE. JOÃO RENAUDIN DE RANVILLE
PERIGO ÀS CRIANÇAS QUE TÊM QUE PASSAR PELO MEIO DA ESTRADA





Nenhum comentário:

Postar um comentário