segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Uso e Ocupação do solo e consequências para o ambiente- 6º ano


Ni! O sol forte tá queimando minha cabeça!
É Cris! Além do sol forte, meu pai falou que na roça, o rio tá secando e cheio de terra. E a chuva então! Você viu a enchente! Quantas pontes caíram!



É sim Cris! Mas meu avô contou que antigamente não era assim. Os índios viviam nas florestas da região. As árvores ajudavam a manter os rios limpos, fundos, com peixes e o ar era mais fresco. No meio do mato existia uma bicharada e muitos passarinhos.


Na época da colonização, grande parte da Mata Atlântica foi destruída! Várias pessoas começaram a ocupar a região do Vale do Paraíba. A partir daí, as florestas foram sendo devastadas, plantaram o café e depois o capim e tudo virou pasto. Gastaram a terra! Não havia preocupação com o ambiente!



E hoje, os animais, as plantas e a água estão pedindo socorro! O homem está pedindo socorro!


Você sabia que os alunos da escola Pe. João Renaudin participam do Programa de Educação Ambiental do Instituto Oikos de Agroecologia e ajudam na recuperação e conservação da Bacia Hidrográfica do ribeirão dos Macacos. Eles plantam árvores e realizam a campanha de Proteção ao Lobo Guará e outros animais que correm risco de extinção?!


Que legal!
Mas o que é Bacia Hidrográfica?


Bacia Hidrográfica é um grande terreno, onde todas as águas que nele caem escorrem para um mesmo ribeirão ou rio principal. Este terreno pode estar dividido em áreas menores, denominadas microbacias, que são, na verdade, pequenas bacias que alimentam uma bacia hidrográfica maior.
E o que isto tem a ver com o sol que está queimando a minha cabeça e o rio que está ficando raso?







É que quando o homem corta uma árvore, todos os animais que alí moram vão embora ou morrem, impedindo que eles e as plantas se reproduzam . Além disso, o solo fica desprotegido e quando vem a chuva, a terra vem abaixo, chegando dentro dos rios.



Agora, o homem pode ajudar a melhorar o ambiente! Plantando e cuidando de uma árvore, ele está melhorando o clima, cuidando do solo e da água, protegendo a vida!
É, tá todo mundo falando em Ambiente!? São as plantas e os bichos, NÉ?!


O ambiente é muito mais que isso Cris! É a água, o ar, a terra, os bichos, as cidades, as pessoas, e as relações existentes entre todos. Ou seja, tudo o que o homem faz no ambiente, chega nas águas, na terra e no ar!



E com o esforço dos alunos da escola Renaudin, da comunidade, dos produtores rurais e do Instituto Oikos é possível recuperar a qualidade do ambiente da bacia hidrográfica do ribeirão dos Macacos. Assim, voltaremos a ter água de boa qualidade, peixes, bichos vivendo nas matas, menos erosões nas áreas rurais e menos calor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário