
Ni! O sol forte tá queimando minha cabeça!
É Cris! Além do sol forte, meu pai falou que na roça, o rio tá secando e cheio de terra. E a chuva então! Você viu a enchente! Quantas pontes caíram!
É Cris! Além do sol forte, meu pai falou que na roça, o rio tá secando e cheio de terra. E a chuva então! Você viu a enchente! Quantas pontes caíram!
É sim Cris! Mas meu avô contou que antigamente não era assim. Os índios viviam nas florestas da região. As árvores ajudavam a manter os rios limpos, fundos, com peixes e o ar era mais fresco. No meio do mato existia uma bicharada e muitos passarinhos.
Na época da colonização, grande parte da Mata Atlântica foi destruída! Várias pessoas começaram a ocupar a região do Vale do Paraíba. A partir daí, as florestas foram sendo devastadas, plantaram o café e depois o capim e tudo virou pasto. Gastaram a terra! Não havia preocupação com o ambiente!
E hoje, os animais, as plantas e a água estão pedindo socorro! O homem está pedindo socorro!

Você sabia que os alunos da escola Pe. João Renaudin participam do Programa de Educação Ambiental do Instituto Oikos de Agroecologia e ajudam na recuperação e conservação da Bacia Hidrográfica do ribeirão dos Macacos. Eles plantam árvores e realizam a campanha de Proteção ao Lobo Guará e outros animais que correm risco de extinção?!
Que legal!
Mas o que é Bacia Hidrográfica?

E o que isto tem a ver com o sol que está queimando a minha cabeça e o rio que está ficando raso?


É que quando o homem corta uma árvore, todos os animais que alí moram vão embora ou morrem, impedindo que eles e as plantas se reproduzam . Além disso, o solo fica desprotegido e quando vem a chuva, a terra vem abaixo, chegando dentro dos rios.
Agora, o homem pode ajudar a melhorar o ambiente! Plantando e cuidando de uma árvore, ele está melhorando o clima, cuidando do solo e da água, protegendo a vida!
É, tá todo mundo falando em Ambiente!? São as plantas e os bichos, NÉ?!
É, tá todo mundo falando em Ambiente!? São as plantas e os bichos, NÉ?!

E com o esforço dos alunos da escola Renaudin, da comunidade, dos produtores rurais e do Instituto Oikos é possível recuperar a qualidade do ambiente da bacia hidrográfica do ribeirão dos Macacos. Assim, voltaremos a ter água de boa qualidade, peixes, bichos vivendo nas matas, menos erosões nas áreas rurais e menos calor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário