sexta-feira, 9 de julho de 2010
domingo, 4 de julho de 2010
4º ANO DE CAMPANHA DE PRESERVAÇÃO DO LOBO-GUARÁ- EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS- RENAUDIN
Neste ano, nosso objetivo era conhecer mais a casa do Lobo-Guará e de seus amigos, consequentemente, a nossa casa: a Serra da Mantiqueira. Foi um dia dinâmico, com várias palestras e oficinas, apresentando a necessidade de conservar a história, a cultura, a biodiversidade e os recursos naturais como a água. Veja alguns trabalhos dos alunos do 1º ao 9º anos expostos no dia da Campanha e palestras! Parabéns professores, alunos e convidados pelo belo trabalho!
O Homem e o Meio Ambiente- Mudança de Valores
Grupo 6:
Coleta Seletiva
Alunos: Jeferson, Lucas, Carlos, Robson e Jonathan
Objetivos:
Conhecer, adotar e divulgar as diferentes formas de tratar o "lixo" (Reduzir, Reciclar e Reutilizar,)
Atividades:
Palestra sobre o Lixo nosso de cada dia - Laura Reis
Palestra sobre a Coleta Seletiva- Ewerson ( Cooperativa de Coleta de Recicláveis de Lorena).
Pesquisa on-line sobre a coleta seletiva.
Criação de folder ( em breve AQUI)
Destaque:
Orientação aos demais alunos da escola, no dia da Campanha de Preservação do Lobo-Guará-24/06/10.
Coleta Seletiva
Alunos: Jeferson, Lucas, Carlos, Robson e Jonathan
Objetivos:
Conhecer, adotar e divulgar as diferentes formas de tratar o "lixo" (Reduzir, Reciclar e Reutilizar,)
Atividades:
Palestra sobre o Lixo nosso de cada dia - Laura Reis
Palestra sobre a Coleta Seletiva- Ewerson ( Cooperativa de Coleta de Recicláveis de Lorena).
Pesquisa on-line sobre a coleta seletiva.
Criação de folder ( em breve AQUI)
Destaque:
Orientação aos demais alunos da escola, no dia da Campanha de Preservação do Lobo-Guará-24/06/10.
O Homem e o Meio Ambiente- Mudança de Valores
Grupo 3:
Rádio : “Ah Moleque!”- Wesley, Ana Carolina, Beatriz, Larissa, Viviane, Jeniffer e Sandro
Grupo 4:
Teatro: “Viva la vida”- Natieli, Natália, Amanda, Adriani, Jéssica
Objetivos:
Difundir informações sobre os problemas ambientais, especialmente da escola e do bairro e possíveis soluções.
Incentivar o conhecimento da nossa história, cultura e o cuidado com o ambiente.
Atividades:
Palestra: " Mudanças Climáticas"- Fábio Loyolla ( INPE)
Levantamento de informações e notícias no decorrer do programa de educação ( palestras, aplicação de questionários, estudos e visitas)
Organização do grupo- distribuição de atividades de locução, jornalista, redação e sonoplastia. Ensaio e execução da rádio.
Destaque:
Realização do 1º Programa no dia da Campanha de Preservação do Lobo-Guará- 24/06/10. ( Em breve, gravação AQUI)
Rádio : “Ah Moleque!”- Wesley, Ana Carolina, Beatriz, Larissa, Viviane, Jeniffer e Sandro
Grupo 4:
Teatro: “Viva la vida”- Natieli, Natália, Amanda, Adriani, Jéssica
Objetivos:
Difundir informações sobre os problemas ambientais, especialmente da escola e do bairro e possíveis soluções.
Incentivar o conhecimento da nossa história, cultura e o cuidado com o ambiente.
Atividades:
Palestra: " Mudanças Climáticas"- Fábio Loyolla ( INPE)
Levantamento de informações e notícias no decorrer do programa de educação ( palestras, aplicação de questionários, estudos e visitas)
Organização do grupo- distribuição de atividades de locução, jornalista, redação e sonoplastia. Ensaio e execução da rádio.
Destaque:
Realização do 1º Programa no dia da Campanha de Preservação do Lobo-Guará- 24/06/10. ( Em breve, gravação AQUI)
Uso dos Recursos Naturais
Grupo 3: Uso dos Recursos Naturais – Desperdício e Conseqüências
Alunos (as): Adriana, Ailton, Maria Júlia e Natália
Objetivos:
Conhecer o uso dos recursos naturais pelos bairros de origem dos alunos.
Atividades:
Objetivos:
Conhecer o uso dos recursos naturais pelos bairros de origem dos alunos.
Atividades:
Palestra: O homem e a biosfera- João Marcelino
Discussão do vídeo " A história das coisas"- Ana Maria Paredes
Através da elaboração de um questionário, com perguntas relacionadas ao uso dos recursos naturais, o grupo levantou informações sobre o nível de desperdício e uso inadequado dos recursos finitos, como a água, em seus bairros.
Destaque:
A partir do estudo do tema, o grupo elaborou cartazes informativos, visando conter o gasto excessivo de água e o desperdício de energia elétrica, problemas identificados através do estudo dos questionários respondidos.
A partir do estudo do tema, o grupo elaborou cartazes informativos, visando conter o gasto excessivo de água e o desperdício de energia elétrica, problemas identificados através do estudo dos questionários respondidos.
Identificação dos Problemas Ambientais da comunidade
Grupo 2: Identificação dos Problemas Ambientais da comunidade
Alunos (as): Ana Carolina, Ana Paula, Fernanda, Gabriele, Isabela e Poliana
Objetivo: identificar e registrar os problemas ambientais relacionados à disposição inadequada do lixo gerado no bairro.
Atividades:
Palestra sobre o lixo nosso de cada dia.
Organização do grupo.
Visita ao bairro "Ponte Nova".
Destaque:
Ausência de lixeiras comunitárias
Lixo jogado nas ruas e calçadas
Queima de lixo em terrenos abandonados
Lixo jogado na beira do Rio Paraíba do Sul
Proliferação de pragas urbanas – vetores de doenças
Veja registro fotográfico feito pelos alunos!
Alunos (as): Ana Carolina, Ana Paula, Fernanda, Gabriele, Isabela e Poliana
Objetivo: identificar e registrar os problemas ambientais relacionados à disposição inadequada do lixo gerado no bairro.
Atividades:
Palestra sobre o lixo nosso de cada dia.
Organização do grupo.
Visita ao bairro "Ponte Nova".
Destaque:
Ausência de lixeiras comunitárias
Lixo jogado nas ruas e calçadas
Queima de lixo em terrenos abandonados
Lixo jogado na beira do Rio Paraíba do Sul
Proliferação de pragas urbanas – vetores de doenças
Veja registro fotográfico feito pelos alunos!
O problema do lixo em nossa casa
Destino do papel: 18 indicações para caminhão de lixo, 2- queimado, 1- lixão, 1 enterrado.
Destino do plástico: 15 indicações para caminhão do lixo, 5 - doações, 2- queimado, 1- lixão, 1- enterrado.
Destino do lixo orgânico: 13 indicações para o caminhão do lixo, 6 indicações para os animais , 2- horta e plantações, 1 - queimado, 1 - lixão, 1- não respondeu.
Destino do plástico: 15 indicações para caminhão do lixo, 5 - doações, 2- queimado, 1- lixão, 1- enterrado.
Destino do lixo orgânico: 13 indicações para o caminhão do lixo, 6 indicações para os animais , 2- horta e plantações, 1 - queimado, 1 - lixão, 1- não respondeu.
Tipo de lixo produzido: 26- orgânicos, 24-papéis, 24- plásticos (pets), 16- metais (latinhas), 4- vidros. De onde são os alunos? 13 alunos da área rural e 13 alunos da área urbana.
Em pesquisa realizada com 26 alunos dos 9º anos A e B, a maioria do lixo produzido em suas casas, especialmente papel e plástico, vai para o caminhão do lixo. Veja as informações detalhadas!
Assinar:
Postagens (Atom)